Por um mês mais brasileiro

Estava aqui pensando com meus botões se eu conseguiria passar 1 mês inteiro sem ouvir NADA de música internacional. Não que eu só goste de música internacional, não é o caso. Eu curto MUITO música brasileira também, mas em proporção relativamente menor do que todo o resto que eu curto de internacional (e não estou falando só de música americana). O fato é que no meu iPod somente 22% dos álbuns são brasileiros, contra os 78%  internacionais. Tudo bem que não há espaço suficiente dentro do meu iPod pra todos os álbuns que eu possuo, então eu acabo tendo que selecionar o que eu estou ouvindo mais no momento. E isso me deixou bem instigada a dar uma reorganizada nas seleções musicais e tentar passar 30 dias ouvindo SOMENTE música nacional (para a alegria do meu marido, que acha que eu não gosto tanto de música brasileira – quando de fato eu AMO! hehehe!). Meus backups estão recheados de cd’s brazucas pra compor a lista do mês. Vou tentar dar prioridade pra artistas e álbuns que eu realmente gosto de ouvir (vai ter coisa que já sei de cor e salteado), mas também vou listar algumas coisas novas que eu estava morrendo de vontade de colocar na playlist, só não tive a oportunidade. Abaixo minhas opções pra um iPod bem brasileiro esse mês. Será que 5 álbuns dão conta de 4 semanas? Ou vou pedir mais?

Sambazz – Jair Oliveira

Eu sou fã assumida do “Jairzinho” e confesso que estou meio atrasada. Apesar de já saber do lançamento de Sambazz há um tempinho e até ter ido no show do mesmo, só agora parei pra escutar o cd. É sucesso garantido, aposto.

Matizes – Djavan

Eu tenho a discografia completa do Djavan e absolutamente A-M-O todos os álbuns, desde o primeiro até os recentes (menos álbuns de remixes, acho isso desnecessário – e pop demais pra Djavan). Mas esse é um cd que eu não dei atenção suficiente na época do lançamento (grudei em umas 3 músicas e ignorei o resto do repertório sem dó) e agora queria dar a merecida atenção. Sinto que não será tempo perdido. Sem falar que a capa é show, né? Gosto tanto que sou capaz de mandar emoldurar e pendurar na parede da sala! hehehe…

Brasileiro – Roberta Sá

Eu não conhecia muito de Roberta Sá quando comecei a escutar o cd Braseiro em meados de 2007. Apesar do jeito meio “Sandy da mpb”, ela tem muito mais pra mostrar do que aparenta. Virou “viral” no meu iPod e trilha sonora de muitas caminhadas ao ar livre. Depois de 2008, quando meu antigo iPod morreu afogado (histórias fatídicas – don’t even ask), acabei nunca mais ouvindo nada da dona Roberta. Acho que vale a pena revisitar e talvez, mais pra frente, conhecer os outros álbuns da cantora.

Samba Meu – Maria Rita

Eu curto Maria Rita, mas não sou suuuuuper fã. Mas deste cd Samba Meu, de 2007, eu virei super fã. O repertório é bem animado e foca, obviamente, no samba. Eu gosto! Também “esqueci” esta relíquia depois da morte do primeiro iPod.

De tantos amores – Gal Costa

Por conta de uma versão da música “Que pena” eu encontrei este cd da Gal Costa, mas também não dei a atenção merecida. E Gal Costa é musa demais pra ser negligenciada no fundo da gaveta, né? Outro que eu acho que vai render pano pra manga.

Deixe um comentário